Novo Endereço

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O que um bom técnico de informática (ou todas as pessoas) precisa(m) saber sobre Eletricidade



Parte V – Falando de potências – Especificando o no break

E agora, finalmente a especificação do no break.

Finalizaremos hoje esta série de artigos sobre eletricidade voltada, principalmente, para os técnicos de informática. Nela apresentaremos esclarecimentos importantes sobre a especificação da potência dos no breaks  o que, quase sempre, é realizado sem nenhuma base técnica.

Quando compramos um no break  para uso doméstico ou de um pequeno escritório a coisa não chega ser muito crítica e, mal ou bem, funciona de qualquer maneira. Entretanto, se vamos trabalhar em ambientes com muitos PCs o assunto precisa e deve ser tratado de forma profissional.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O que um bom técnico de informática (ou todas as pessoas) precisa(m) saber sobre Eletricidade

Parte IV – Falando de potências

Neste post trataremos de mais um conceito da eletricidade cujo conhecimento faz o diferencial para um técnico de informática que não pretende ser apenas formatador de HD e instalador de programas.

Os assuntos aqui abordados surgiram de papos com colegas que trabalham na área de informática quer como técnicos quer como instrutores.

Como o tema é um pouco extenso iremos dividi-lo em duas abordagens para não corremos o risco de torná-lo enfadonho.

Estamos preparando um livro de Eletricidade & Eletrônica para Técnicos de Informática com mais aprofundamentos inclusive com questões práticas. Aguardem.
 
Para quem não leu, na parte II introduzimos o conceito de potência, que em eletricidade pode ser calculada pelo produto da tensão pela corrente e apresentamossua unidade: - o watt. Já na parte III tratamos dos tipos de tensão e as consequentes correntes produzidas por cada “tipo”: - contínua ou alternada.

Bem, a pergunta agora é: - já que existem dois tipos de tensão/corrente será que existem também dois tipos potência?

Antes de responder vamos deixar mais uma pergunta no ar.

contador de visitas gratis